Wishlist
Precisa de estar autenticado para usar a Wishlist.

Ideias sobre Aprendizagem e Desenvolvimento

Todos procuramos o melhor para os nossos pequenotes, ainda que muitas vezes tenhamos dificuldades em perceber o que é de facto o “melhor” ou pelo menos o “mais importante”!

Neste “canto” da pimpumplay tentámos trazer-lhe uma descrição objetiva e acessível das diferentes fases do desenvolvimento, no fundo para responder à questão “o que é uma criança com X anos já pode conseguir fazer?”. Para ler estas tabelas há no entanto que partir de duas premissas essenciais: a primeira é que cada criança é única, com o seu ritmo próprio de desenvolvimento – ou seja, não quer dizer que todas as crianças respeitem os “prazos” que aqui apresentamos, nem que seja fantástico ou preocupante que o façam antes ou depois das idades indicadas; a segunda é que as informações que aqui incluímos têm como único objetivo fazê-la(o) pensar no tipo de atividades que pode realizar com a criança, para a ajudar a desenvolver as suas competências – nunca para fazer uma avaliação do desenvolvimento da criança!

Importa dizer que desta lista de informações deixámos de fora duas questões igualmente essenciais: a nutrição e a regulação dos ciclos de sono; dois fatores que pais e mesmo professores nunca devem levar muito a sério.

Terminamos com: uma recomendação – tenha sempre em mente que brincar é uma atividade essencial para o desenvolvimento de miúdos e até graúdos, mas que nem todas as brincadeiras são boas brincadeiras!


Esta página está ainda em construção. Em breve poderá consultar informações sobre o desenvolvimento e aprendizagem dos 0 aos 8 anos e falar com os nossos especialistas!


    
    

Crescer é uma epopeia fantástica que conjuga dos mais incríveis fenómenos da natureza, com o mais autêntico da Humanidade. Desfrute o crescimento das suas crianças. Mostre-lhes a beleza do mundo, mas não lhe oculte os obstáculos: ajude-as a ultrapassá-los. Mostre-lhe o seu exemplo, sem se esquecer de lhes indicar os seus próprios defeitos e erros. Pelo caminho, não esqueça a criança que ainda está algures dentro de si. Lembre-se: brincar sabe bem e faz bem!

 

As descrições apresentadas foram baseadas na diversa literatura sobre desenvolvimento infantil, no conhecimento e na experiência dos nossos técnicos e nalguns sítios de internet como a lamaze e a ebeanstalk.