Wishlist
Precisa de estar autenticado para usar a Wishlist.

Dos 12 meses e os 2 anos

12- 15 meses

Desenvolvimento cognitivo
Dá de comer aos outros (imitando, por exemplo, a mamã)
Abraça os seus bonecos e as pessoas
Começa a utilizar os objetos de acordo com a sua função (por exemplo,
procura utilizar o garfo e a faca, “penteia” o cabelo com a escova…)
Joga à “apanhada” com os adultos
Explora os seus brinquedos
Empilha argolas num brinquedo
Começa a dar atenção às diferentes cores
Coloca blocos uns dentro um dos outros
Ajuda a virar uma página dum livro e mantém-se atento durante
alguns minutos (sobretudo com a ajuda do adulto, que estimula
a atenção a pormenores das imagens)
Consegue colocar o círculo na posição correta num jogo de encaixe

Linguagem
Compreende novas palavras e observa com atenção imagens que sejam nomeadas (“olha aqui o pássaro…”, apontando para o pássaro na imagem)
Nomeia partes do corpo (por exemplo os olhos, boca…)
Começa a perceber palavras que indiquem ações (“leva”, “dá”, etc.)
Diz de sete a dez palavras de forma consistente
Comunica utilizando palavras corretas em conjunto com gestos (especialmente apontar!)

Desenvolvimento Psicomotor
Tira ou tenta desenroscar tampas de objetos
Mexe a colher dentro da caneca ou da tigela (começa a controlar melhor os movimentos circulares com a mão)
Abre um livro
Aponta com o dedo indicador
Começa a deixar a sua marca em papel de forma intencional
Tenta levantar-se quando está na posição de gatinhar (mãos e joelhos no chão)
Dá os primeiros passos com a ajuda do adulto e começa a aventurar-se sozinho dando alguns passos apenas com pequeno suporte da parede ou de alguns objetos que encontra no caminho
Consegue equilibrar-se de pé apoiado nos joelhos, enquanto tenta alcançar um objeto

Desenvolvimento sócio afetivo
Reconhece pessoas familiares
Dá os seus brinquedos aos adultos
Brinca e realiza ações de forma autónoma (começa a “entreter-se” sozinho)
Aprende o significado de “Não!”
Age de forma impulsiva – surgem por vezes nesta altura alguns comportamentos desadequados, como por exemplo bater
Fica transtornado quando é separado da mãe
Mostra comportamentos dependentes do adulto

15-18 meses

Desenvolvimento cognitivo
Utiliza os seus brinquedos de diferentes formas (muitas vezes para além das funções reconhecidas do próprio brinquedo)
Joga a bola com o adulto; lança a bola para o adulto e espera recebê-la (está a dar os primeiros passos na interação social mais complexa)
Coloca um objeto dentro doutro
Dá um brinquedo a um adulto com o objetivo que este o ajude a resolver um problema
Utiliza a estratégia de tentativa e erro para realizar os seus objetivos – começa a aprender a procurar alternativas e a descobrir o valor da persistência
Associa sons de animais aos animais propriamente ditos
Coloca o círculo e o quadrado de forma correta num jogo de encaixe
Vira sozinho páginas dum livro (várias ao mesmo tempo)

Linguagem
Segue duas instruções dadas em relação ao mesmo objeto – aumenta a sua capacidade de processar informação
Identifica objetos por categorias (os animais, os alimentos, etc.)
Percebe aproximadamente cinquenta palavras
Aprende e diz três a quarto novas palavras por mês
Imita/ reproduz palavras que escuta, mesmo sem as perceber
Pede “mais”; pergunta “o que é?”

Desenvolvimento Psicomotor
Empilha dois ou três cubos
Pega num marcador grosso
Põe e retira objetos da embalagem
Anda sozinho
Desce escadas de costas apoiando-se com as mãos (“de gatas”) - atenção aos objetos no caminho!
Sobe até quatro degraus com o suporte da parede ou do corrimão
Anda de costas – e diverte-se com isso; está a transformar-se num especialista!
De pé, sem apoio, levanta um pé e tenta dar um pontapé numa bola
Lança uma bola pequena por cima da cabeça

Desenvolvimento sócio afetivo
Reconhece-se no espelho
Adora ser o centro das atenções e alimenta essa atenção!
Abraça e dá beijos aos pais/ cuidadores
Começa a manifestar preferências para além das coisas mais sensoriais – por exemplo começa a manifestar preferência por certos brinquedos
Revela comportamentos dependentes

18-21 meses

Desenvolvimento cognitivo
Imita atividades da lide diária dos adultos
Agrupa objetos durante um jogo ou brincadeira
Põe dois brinquedos/ bonecos a interagir numa brincadeira de faz de conta
Imita tocar um instrumento musical
Imita uma dança ao som duma música
Começa a querer brincar com brinquedos mecânicos (p. ex. pressiona e anda…)
Agrupa objetos
Tenta terminar puzzles simples de duas ou três peças (cubos ou peças sem encaixe)

Linguagem
Identifica a maior parte dos objetos quando os nomeiam (mas ainda não consegue dizer o nome de todos os objetos que lhe são mostrados)
Compreende novas palavras a um ritmo alucinante!
As suas frases faladas baseiam-se essencialmente na utilização de apenas uma palavra
Imita frases com duas ou três palavras
Para dialogar com outras pessoas utiliza frequentemente uma mistura de sons ininteligíveis com uma ou duas palavras inteligíveis

Desenvolvimento Psicomotor
Folheia as páginas dum livro – quase sempre sem rasgar!!
Empilha quatro a seis cubos
Transporta objetos enquanto anda
Consegue brincar com pinos e peças mais pequenas
Anda de lado, sem apoio
Consegue saltar uma distância muito curta – muitas vezes ainda irá cair para a frente segurando-se com os braços (e rindo-se das suas façanhas!)
Senta-se numa cadeira sozinho
Pontapeia uma bola

Desenvolvimento sócio afetivo
Expressa afeto
Manifesta ciúmes
Brinca junto a outras crianças ainda que não haja uma verdadeira interação
Brinca sozinho; adora jogos de construção/ destruição
Faz o contrário do que lhe é indicado de forma intencional – está a testar os limites da sua ação no plano social
Aprende o que é “fazer sozinho”
Aprende “autonomia” Vs. “vergonha”
Faz birras

21-24 meses

Desenvolvimento cognitivo
Simula que está a servir o chá, a encher um copo – está a experimentar a vida real; na verdade ainda não consegue encher o seu copo de leite sozinho!
Arruma os brinquedos, se solicitado – há que aproveitar esta altura para estimular boas rotinas!!!
Tenta arranjar/ reparar brinquedos partidos
Empilha e monta brinquedos e outros objetos
Simula o voo dum avião de brincar
Faz gatafunhos (riscos que não se assemelham com qualquer objeto) no espaço da folha – os riscos acidentais no topo da mesa tendem a desaparecer, mas não tarda que comece a vontade de expressar a sua arte nas paredes!
Encaixe corretamente o triângulo num jogo de encaixe
Lembra-se do lugar de diferentes objetos

Linguagem
Consegue seguir novas ordens (coisas que nunca lhe tinham pedido) e ordens com até duas instruções
Consegue escolher um item duma lista de cinco
As suas frases faladas já incluem frequentemente três palavras
Já utiliza cerca de cinquenta palavras diferentes
Começa a utilizar pronomes (ele, ela…) e a referir-se a si pelo seu nome próprio

Desenvolvimento Psicomotor
Consegue traçar uma linha vertical
Constrói uma torre com seis cubos pequenos
Transporta, despeja e enche um recipiente quando está a brincar com água ou com areia – ainda está a treinar para conseguir fazê-lo com o copo de leite, sem derramar
Salta para a frente com distâncias maiores, sem cair
Sobe uma escada com ou sem apoio – nesta altura já é quase um acrobata, mas o melhor é reforçar a segurança e pedir atenção e apoio redobrado às escadas!

Desenvolvimento sócio afetivo
Reconhece-se em fotografias
Expressa diferentes emoções e começa a dominar a sua expressão – afinal o mundo não acaba se a torre de cubos cair!
Sente frustração – o adulto é fulcral para ajudar, encontrar alternativas e ensinar a persistir!
Começa a imaginar
É muito resistente à mudança de rotinas
As birras são frequentes – paciência, papás!!!
Reage negativamente ao aparecimento dum mano – “no contrato dizia que eu seria sempre o centro da atenção da família! QUEM É ESTA AMOSTRA DE GENTE QUE ME VEM RETIRAR O PROTAGONISMO?!?”

Voltar à página inicial

Últimas Notícias via Facebook