Wishlist
Precisa de estar autenticado para usar a Wishlist.

O primeiro ano de vida

0-3 meses

Desenvolvimento cognitivo
Brinca com uma roca
Olha para objetos e mantém-se concentrado neles por momentos muito breves
Tenta imitar expressões faciais
Procura o contacto visual com o adulto
Segue objetos com os olhos (maior tempo de concentração em cada estímulo)
Tranquiliza-se quando agarrado
Manifesta prazer quando tocado
Mexe-se em reação a um barulho

Linguagem
Tem um choro “especial” para mostrar quando tem fome

Desenvolvimento Psicomotor
Aperta com força um dedo ou um objeto pequeno colocado na sua mão
Pega e segura a roca (ou um objeto semelhante) por um tempo limitado
Leva a sua mão à Linha média do corpo quando está deitado de costas
Deitado de costas consegue rodar o corpo para ambos os lados
Responde ao som virando a cabeça na sua direção
Segue objetos com os olhos
Quando está deitado de barriga para baixo: suporta o seu peso nos braços, conseguindo levantar ligeiramente a cabeça e o tronco
Se segurado em pé consegue levantar a cabeça

Desenvolvimento sócio afetivo
Responde com um sorriso
Estabelece contacto visual
Consegue antecipar atividades que lhe dão prazer (ri-se/ reage antecipamente)
Manifesta desagrado
Acalma-se quando embalado
Tranquiliza-se quando ouve uma voz familiar
Olha para quem estiver a falar e sorri para essa pessoa (a partir do Segundo mês)
Manifesta sorriso social
O corpo aparenta estar em grande tensão (até ao final do primeiro mês)
Manifesta prazer e/ ou desconforto


3-6 meses

Desenvolvimento cognitivo
Manifesta prazer com brincadeiras (cócegas, sopro, etc.)
Tenta alcançar objetos
Brinca com objetos batendo com eles
Ri-se com a sua imagem refletida no espelho
Procura repetir atividades de que gosta
Encontra objetos parcialmente escondidos
Reconhece as vozes dos pais/ cuidadores
Consegue manifestar interesse/ concentração num objeto ou pessoa por períodos mais longos (até aproximadamente um minuto)

Linguagem
Vira deliberadamente a cabeça na direção de quem está a falar
Começa a responder quando lhe dizem “Não!” (metade das vezes)
Consegue distinguir entre uma voz zangada e uma voz amigável
Balbucia, quer quando está sozinho, quer quando está com outros
Responde com vocalizações a vozes ou canções

Desenvolvimento Psicomotor
Estende os braços em direção a um objeto
Brinca com a sua mão e com os seus dedos
É capaz de pegar numa alça ou corda para puxar/ obter um brinquedo
Mantém a mão aberta
Mantém a cabeça direita quando deitado de barriga para baixo
Quando deitado de barriga para baixo é capaz de sustentar o peso do corpo apenas num braço, alternando entre braços
Partindo da posição de deitado de barriga para baixo consegue rolar o seu corpo de forma a ficar deitado de lado e voltar para a posição inicial
Consegue equilibrar-se quando colocado na posição de sentado

Desenvolvimento sócio afetivo
Tem prazer com o jogo social, pequenos jogos de atenção (seguir objetos/ pessoas) e mesmo com estranhos
Reconhece-se visualmente os pais/ cuidadores
Ri-se de forma intencional
Já reconhece rotinas de alimentação, de vestir e de tomar banho e “espera” por elas
Aprende confiança (segurança e otimismo básico) versus desconfiança básica (insegurança e desconfiança)
Gosta de ser aconchegado (p. ex., de estar apertado no cobertor)


6-9 meses

Desenvolvimento cognitivo
Procura objetos escondidos (“permanência do objeto”)
Sorri e ri enquanto está a jogar
Consegue antecipar o que vai acontecer em jogos e brincadeiras familiares
Tenta tocar na sua imagem refletida no espelho
Solicita que o adulto acione um brinquedo ou objeto
Alcança objetos
Os tempos de concentração nos momentos de brincadeira aumentam muito significativamente (até 2/ 3 minutos)
Faz o jogo do “cu-cu”
Revela interesse nos sons produzidos pelos objetos/ brinquedos

Linguagem
Responde com gestos a algumas palavras ou expressões como “onde está?” e “adeus!”
Reconhece o seu próprio nome e o nome de pessoas próximas
Acompanha canções familiares
Vocaliza combinações de duas sílabas

Desenvolvimento Psicomotor
Consegue apanhar/ agarrar objetos pequenos e transferi-los duma mão para a outra
Bate com o copo, com a caneca ou os talheres na mesa
Amarrota papel
Deitado de barriga para baixo alcança objetos equilibrando-se com um antebraço e alcançando o objeto com a outra mão
Consegue colocar-se na posição sentado com a ajuda do adulto; permanece sentado, sem apoio
Sentado, mantém o equilíbrio enquanto tenta alcançar um objeto/ brinquedo
Consegue rebolar, passando da posição de deitado de barriga para baixo para deitado de barriga para cima

Desenvolvimento sócio afetivo
Sorri quando se olha ao espelho
Manifesta ansiedade quando estranhos estão próximos de si
Distingue a sua identidade da identidade dos pais
Observa o ambiente (analisa para além dos objetos/ pessoas que estão em contacto direto)
Responde quando chamado pelo seu nome
Protesta quando é separado da mãe


9-12 meses

Desenvolvimento cognitivo
Participa em jogos de linguagem simples e repetitivos
Empurra brinquedos para lhe provocar movimento
Tapa a sua cara com um lenço no jogo do “cu-cu”
Imita o adulto a mexer a colher (movimentos circulares)
Atira objetos
Procura realizar ações que espoletem sons ou outras ações (por exemplo, procura ações que provoquem sons num brinquedo, ou que façam acender uma luz, ou que provoquem um movimento) – começa a descobrir que a determinadas ações corresponde uma reação
Olha/ observa imagens e sobretudo fotografias por períodos até um minuto
Desembrulha/ abre embalagens
Retira peças grandes de objetos e volta a colocá-las (por exemplo jogos de empilhar)

Linguagem
Presta atenção e começa a reconhecer novas palavras fora do mundo mais restrito dos pais/ cuidadores e dos seus brinquedos (começa a perceber os nomes dos objetos de casa que os adultos lhe mostram)
Dá um brinquedo quando solicitado
Percebe ordens ou questões muito simples
Diz uma ou duas “palavras” (aproximadas) no contexto da conversação – diferente de imitar/ repetir sons/ palavras
Balbucia com grande frequência

Desenvolvimento Psicomotor
Remove três pinos duma base (jogo)
Pega em pequenos objetos pequenos utilizando os dedos indicador e polegar (mais frequentemente a comida do prato)
Imita escrever ou desenhar num papel
Bate com dois objetos ao mesmo tempo (com ambas as mãos/ membros superiores)
Começa a gatinhar (pequenas deslocações)
Desloca-se para a frente, sentado
Consegue puxar o seu corpo para a posição sentado segurando-se a um objeto sólido/ seguro
Mantém-se em pé, sem apoio, durante alguns segundos
Consegue sentar-se passar da posição deitado de barriga para baixo para a posição sentado
Consegue dar passos agarrado a objetos (normalmente a mobília de casa é uma excelente ajuda)

Desenvolvimento sócio afetivo
Muito ligado aos pais/ cuidadores; começa a “testá-los” (começa a fazer gracinhas, faz ações para chamar a atenção dos pais – por vezes algumas asneiras!)
Manifesta claramente que gosta ou não gosta de certas pessoas, objetos ou lugares
Oferece/ partilha os seus brinquedos com outros
Explora o meio circundante com entusiasmo (por esta altura as tomadas elétricas e as gavetas lá de casa começam a ser um verdadeiro perigo!)
“Provoca” quem está à sua volta, esperando uma reação
Desenvolve o medo por estranhos
Sente e manifesta zanga, mas também afeto
Desenvolve a sua curiosidade e o desejo de explorar

Últimas Notícias via Facebook