Wishlist
Precisa de estar autenticado para usar a Wishlist.

Dos 3 aos 4 anos!

3 anos – 3 anos e 3 meses

Desenvolvimento cognitivo
Utiliza objetos para representar outros – “faz de conta que é…”
Usa brinquedos simbólicos no jogo de faz de conta – por exemplo os brinquedos da quinta
Usa um boneco ou um fantoche para representar na brincadeira
Completa puzzles simples com peças que se encaixam
Começa a reconhecer os números
Conta até três
Associa objetos à imagem correspondente

Linguagem
Utiliza atributos (forma, tamanho, cor, textura, relações espaciais simples – cima/ baixo; frente/ trás)
Fala com os brinquedos e com animais durante a brincadeira
Define desejos e sentimentos aos seus bonecos

Desenvolvimento Psicomotor
Desenha corretamente uma linha horizontal
Desenha uma cruz
Pega corretamente num lápis fino
Começa a correr depressa
Mantém-se equilibrado num só pé durante três segundos

Desenvolvimento sócio afetivo
Joga com os seus pares
Aparecem os amigos imaginários
Revela menor resistência à mudança
Começa a marcar a sua identidade

3 anos e 3 meses – 3 anos e 6 meses

Desenvolvimento cognitivo
Utiliza blocos, jogos de construção ou massas de moldar para as suas brincadeiras de imaginar
É capaz de representar partes de episódios que se passaram à sua volta!
Assume o papel de cuidador nas brincadeiras com os seus bonecos
Determina funções a outras crianças nas brincadeiras – “tu és a mãe, tu o filho…”
Compreende regras simples num jogo – alguns jogos simples de tabuleiro começam a fazer sentido
Imagina e antecipa situações – “e se eu…”

Linguagem
Utiliza linguagem metacognitiva – “Ele disse”, “Eu sei”
Faz pedidos de forma indireta  - “A mamã deixa comer…”
Introduz mudanças no seu discurso adaptando-a à pessoa que tem à sua frente

Desenvolvimento Psicomotor
Desabotoa vários botões
Corta um papel dum lado ao outro (ainda de forma irregular)
Copia letras
Desenha uma figura humana com duas partes (cabeça e pernas)
Anda sobre uma linha no chão
Mantém-se equilibrado num só pé durante cinco segundos

Desenvolvimento sócio afetivo
Percebe quando uma tarefa está terminada
Desperta a sua curiosidade sobre o corpo de outras crianças
Gosta de agradar
É mais flexível no seu comportamento
É afetuoso para com os pais

3 anos e meio – 3 anos e 9 meses

Desenvolvimento cognitivo
Constrói estruturas tridimensionais
Segue esquemas/ guiões simples
Reconhece o conceito de quantidade
Categoriza objetos a partir de semelhanças físicas
Discrimina entre “igual” e “diferente”

Linguagem
Organiza sequências com três imagens
Consegue manter um diálogo breve mantendo-se fiel a um determinado tópico
Aumenta a sua capacidade de (re)contar uma história

Desenvolvimento Psicomotor
Contorna e copia formas geométricas
Agarra uma bola sem a segurar contra o seu peito
Torna-se num muito trepador ágil – “Será que é hiperativo?!” (perguntam muitos papás!)
Salta a pé coxinho

Desenvolvimento sócio afetivo
Defende as suas coisas verbalmente
É capaz de tomar a iniciativa (imagina, lidera e segue os seus pares), mas ainda se retrai do contacto social com os pares (revela medo, mantém-se discreto no grupo e procura frequentemente o adulto para se sentir seguro)

3 anos e 9 meses – 4 anos

Desenvolvimento cognitivo
Faz brincadeiras de faz de conta, nas quais, tanto ele, como os seus brinquedos, podem interpretar um determinado papel ou assumir uma diferente personalidade
Manifesta interesse em jogos de tabuleiro
Segue/ respeita regras simples durante um jogo
Percebe a ligação entre acontecimentos e consegue sequenciá-los
Conta até 10

Linguagem
Coloca hipóteses - “O que acontece se…”
Imagina e cria cenários contando uma sequência de eventos
Utiliza conjunções – “e… mas… se…”

Desenvolvimento Psicomotor
Abotoa e desabotoa
Pontapeia uma bola na direção dum alvo determinado
Corta uma folha com uma tesoura, seguindo uma linha
Enfia pequenas contas num fio sem dificuldades
Dobra uma folha papel (imitando a ação do adulto)
Sobe escadas com pés alternados (um pé apenas em cada degrau), sem o apoio da parede ou do corrimão
Salta a pé coxinho com ambos os pés
Mantém-se equilibrado num só pé, sem apoio

Desenvolvimento sócio afetivo
Senta-se sossegado a ouvir uma história, durante aproximadamente cinco minutos
É capaz de tomar a iniciativa (imagina, lidera e segue os seus pares), mas ainda se retrai do contacto social com os pares (revela medo, mantém-se discreto no grupo e procura frequentemente o adulto para se sentir seguro)
Demonstra ciúmes em relação ao progenitor do mesmo sexo

Voltar à página inicial

Últimas Notícias via Facebook