Wishlist
Precisa de estar autenticado para usar a Wishlist.

Dos 4 aos 5 anos!

4 anos – 4 anos e 3 meses

Desenvolvimento cognitivo
Consegue organizar verbalmente uma brincadeira de faz de conta
Mistura cenas e brincadeiras antigas com ideias novas
Coordena vários scripts ao mesmo tempo
São comuns os parceiros de brincadeira imaginários
Planeia estruturas para as suas construções
Reconhece letras numa palavra escrita
Conta até dez objetos
Agrupa objetos semelhantes – alimentos, formas, etc.
Estabelece correspondências semânticas (p. ex. três guardanapos para três pratos)
Continua a aprender através da experiência e dos seus sentidos
Desenha formas simples; desenha a forma humana com pelo menos quarto partes do corpo
Começa a identificar padrões entre objetos – coisas redondas, coisas macias, animais, etc.

Linguagem
Usa palavras para estabelecer relações entre coisas ou eventos (primeiro, depois…)
Continua a melhorar a sua capacidade para contar uma história
Usa frases progressivamente mais complexas (quatro ou cinco palavras)
Atinge o auge do seu questionamento
Consegue controlar o volume da sua voz por períodos mais prolongados, quando chamado à atenção
Fala com clareza suficiente para ser entendido por estranhos

Desenvolvimento Psicomotor
Desenha um quadrado e consegue ligar pontos com uma linha
Corta um quadrado e um círculo no papel
Consegue lavar os dentes, pentear-se, lavar-se e vestir-se com pouca ajuda
A correr consegue mudar de direção
Desce escadas, alternando os pés (um pé em cada degrau)
Move-se agilmente para a frente e para trás

Desenvolvimento sócio afetivo
Aceita e segue as decisões do grupo
Coopera com o professor
Prefere as brincadeiras associadas ao seu género
Partilha e coopera
Manifesta afeto na relação com os pares – começa a fazer amizades; percebe quando um amigo está chateado/ triste
No entanto, ainda não tem o sentido de lealdade para com os pares
Necessita de liberdade controlada
Por vezes demonstra comportamentos desafiantes – começa a afirmar-se!
Tenta ser muito independente
Começa a perceber os seus sentimentos; é capaz de perceber e apreciar os sentimentos dos outros

4 anos e 3 meses – 4 anos e 6 meses

Desenvolvimento cognitivo
Consegue organizar verbalmente uma brincadeira de faz de conta
Mistura cenas e brincadeiras antigas com ideias novas
Inicia brincadeiras colaborativas com os seus pares
Torna-se competitivo
Identifica o que falta numa imagem ou numa atividade
Estabelece correspondências semânticas (p. ex. três guardanapos para três pratos)
Começa a construir padrões, primeiro com cores, depois com formas geométricas
Interpreta o que acontece de forma literal – está a começar a desenvolver o pensamento lógico
Revela dificuldade em concluir uma tarefa; distrai-se com facilidade

Linguagem
O seu vocabulário tem cerca de mil e quinhentas palavras; fala com frases relativamente complexas – p. ex. “A mamã abriu a porta e o cão fugiu!”
Gosta de cantar canções simples e repetitivas e fazer jogos de rimas
Começa a reconhecer algumas palavras simples escritas
Percebe o conceito de “igual” e “diferente”

Desenvolvimento Psicomotor
Atira uma bola de forma a que esta bata primeiro uma vez no chão e depois na parede
Apanha uma bola pequena lançada na sua direção
Pega num marcador segurando-o com o pelegar e o indicador
Desenha imagens reconhecíveis
Utiliza os talheres de forma eficiente
Faz jogos com pinos pequenos (enfiar numa base)
Senta-se com as pernas cruzadas
Completa uma cambalhota para a frente
Corrida controlada; inicia, para, muda de direção quando quer
Lança uma bola ao chão e apanha-a

Desenvolvimento sócio afetivo
Espera pela sua vez num jogo
Fica sossegado, sentado no seu lugar, a ouvir uma história por cerca de dez minutos
Manifesta preferência pelos jogos mais apropriados ao seu género
Ainda é habitual fazer xixi na cama (enurese noturna)
Adora sussurrar e contar segredos
Vai sozinho à casa de banho
Parece testar-se
Por vezes demonstra comportamentos desafiantes
Por vezes mente para se proteger a si próprio, mas percebe o conceito de mentira
Ainda não revela uma estrutura moral que lhe permita distinguir o certo do errado

4 anos e meio – 4 anos e 9 meses

Desenvolvimento cognitivo
Inicia brincadeiras colaborativas com os seus pares
Gosta de “fazer de conta” e a sua imaginação está ao rubro
Percebe a diferença entre real e imaginário (ainda que por vezes se entusiasme e perca a noção da fronteira entre os dois)
Começa a perceber que imagens e símbolos podem representar objetos
Consegue distinguir dois objetos baseando-se em critérios simples como o tamanho e o peso
Aprende com mais facilidade em atividades que envolvam os seus sentidos, com experiências reais como ponto de partida
Utiliza algumas palavras que não são totalmente compreensíveis
Pergunta o significado de palavras
Usa expressões verbais para reclamar os seus desejos

Linguagem
Utiliza termos para estabelecer relações entre coisas (“depois”…)
Continua a melhorar as suas capacidades para contar histórias
Usa frases cada vez mais complexas

Desenvolvimento Psicomotor
Desenha um quadrado e consegue ligar pontos com uma linha
Corta um quadrado ou um círculo impressos num papel
Segura um marcador entre o polegar e o indicador
Os seus desenhos apresentam figuras reconhecíveis
Desenha e pinta, mas ainda é difícil respeitar os contornos dos desenhos
Consegue coordenar os seus movimentos de forma a pedalar uma bicicleta com rodinhas atrás
Salta para a frente a uma distância de aproximadamente 90cm; salta por cima duma corda colocada a 25cm de altura
Pontapeia uma bola com cada vez mais precisão

Desenvolvimento sócio afetivo
Respeita a sua vez nos jogos
Fala sobre coisas que acontecem em casa a pessoas de fora – está a refinar a sua capacidade de recontar episódios… ainda que por vezes possa ser inconveniente!!!
Adora coisas novas: novas atividades e experiências são essenciais para estimular o seu desenvolvimento e continuar a alimentar o seu espírito de descoberta
Precisa de liberdade para explorar, mas sempre de forma controlada
Revela comportamentos desafiantes com menor frequência
Fica orgulhoso com as suas conquistas
Muda de disposição com facilidade
Reconhece-se como um todo: corpo, mente e sentimentos
Tem capacidade de expressar a sua zanga através de palavras em vez de fisicamente – é essencial estimular esta capacidade de expressão

4 anos e 9 meses – 5 anos

Desenvolvimento cognitivo
Inicia brincadeiras colaborativas com os seus pares
Mistura cenas e brincadeiras antigas com ideias novas
Compreende relações de quantidade e relações espaciais – mais/ menos, maior, mais pequeno, dentro, debaixo, atrás…
Aplica os conceitos de passado, presente e futuro, mas ainda não compreende a duração do tempo
Copia letras maiúsculas em formato de imprensa

Linguagem
Conjuga verbos no passado
Reconhece e utiliza corretamente palavras/ expressões como “debaixo”, “em cima”, “à frente”  e “atrás”
Pode começar a manifestar interesse pela leitura – muitas vezes as crianças olham para um texto e fingem que estão a ler; este é comportamento desejável, que deve ser incentivado, pois é um excelente ponto de partida para estimular o gosto pela leitura
Consegue recontar uma história com uma sequência de três ou quatro eventos
O seu discurso é gramaticalmente correto na maioria das vezes

Desenvolvimento Psicomotor
Segura o marcador entre o indicador e o polegar
Desenha imagens reconhecíveis
Começa a querer atar os atacadores dos sapatos, mas é provável que ainda não consiga fazê-lo sozinho – o primeiro laço pode ser dado pela criança e o segundo, mais complexo, pelo adulto!
Salta ao pé coxinho alternadamente (três vezes com um, três vezes com outro)
Começa a coordenar os movimentos de forma a conseguir trepar uma corda.

Desenvolvimento sócio afetivo
Prefere as brincadeiras identificáveis ao seu género
Ouve histórias e consegue recontá-las
Negoceia soluções para os conflitos – adultos, mantenham a postura!
Parece confiante em si próprio
Necessidade de liberdade para explorar o mundo, de forma controlada
Demonstra comportamentos desafiantes com alguma regularidade
Pode sentir ciúmes
Começa a desenvolver sentido de humor

Voltar à página inicial

Últimas Notícias via Facebook