Wishlist
Precisa de estar autenticado para usar a Wishlist.

Dos 5 aos 6 anos!

Desenvolvimento sócio afetivo
Tem um bom sentido de humor e gosta de partilhar piadas e risadas com adultos.
É menos receoso/ apreensivo com o mundo à sua volta do que os mais pequenos.
É muitas vezes crítico com outras crianças e envergonha-se com os seus próprios erros.
Procura aprovação dos adultos
É capaz de compreender o parentesco entre pessoas, reconhece semelhanças e diferenças nas famílias.
Por vezes precisa retirar-se e ficar sozinho
Compreende e tem prazer em dar e receber
Compreende e respeita regras – muitas vezes pede autorização
Brinca alegre e independentemente sem constante supervisão
Começa a compreender o que está certo ou errado
Gosta de se sentir crescido
Prefere a companhia de 1 ou 2 crianças de cada vez; tem tendência para ser autoritário ou rabugento (mal humorado) quando outras crianças se juntam.
Apercebe-se quando outra criança está zangada ou triste
Gosta de decidir por si próprio e experimentar novas coisas
Pode empregar palavrões para chamar a atenção
Por vezes exclui outras crianças das suas brincadeiras – mantém apenas os seus melhores amigos.
Mantém conversação com outras crianças e adultos
Gosta de experimentar/ testar a capacidade muscular e motora, mas não está emocionalmente preparado para competição – “Será hiperativo?!?” (papás, descansem; na maioria das vezes está a experimentar todo o potencial do seu corpo; é necessário mostrar à criança os riscos/ perigos!
Exprime fisicamente a cólera e ciúme
Pode dar a vez e dividir, mas não concorda sempre
Por vezes tem medo do barulho, do escuro, de animais e de algumas pessoas
Ainda confunde fantasia com realidade e algumas vezes procura outras crianças e brinquedos para o jogo pretendido
Inventa jogos com regras simples
Distingue o certo do errado, o honesto do desonesto, mas não reconhece a intenção
Imita os adultos e procura elogios
Brinca com rapazes e raparigas mas prefere os do mesmo sexo
Identifica-se fortemente com o pai (rapaz) e mãe (rapariga)
O raciocínio mental melhora; argumenta e liga causa e efeito. Ex: Não falo com o Pedro, porque ele me bateu”
A brincadeira torna-se mais inovadora e organizada. Inventa jogos simples, forma equipas e atribui papéis
Compreende o parentesco, como os pais, tio, tia, etc.
Têm maneiras distintas de brincar dependendo do género. A maior parte de rapazes com 5 anos de idade brincam com rudeza ou fisicamente ativos; enquanto que as raparigas da mesma idade têm tendência a brincadeiras mais sociais

Desenvolvimento Psicomotor
É capaz de se vestir sozinho, com o mínimo de ajuda
É capaz de ter coordenação/ ritmadamente
É capaz de atirar a bola sobre a cabeça a apanhar bolas arremessadas
É capaz de trepar com confiança e saltar à corda
É capaz de saltar distâncias com mais de 90cm
É capaz de fazer exercícios de ginástica simples
Guia um triciclo com mestria; pode mostrar interesse em guiar uma bicicleta com rodas de treino
É capaz de balançar num só pé durante 5-10 segundos
Usa bem a faca e o garfo
Corta sobre a linha utilizando uma tesoura
O uso da mão direita e esquerda está estabelecido
Salta sobre pequenos objetos
É capaz de correr, galopar e rebolar
É capaz de pular e correr em pontas de pé
Interessado em fazer “acrobacias”, como manter-se sobre a cabeça, passos de dança, etc.
É capaz de aprender atividades ou exercícios que exijam coordenação motora complexa, como é o caso da natação, patinagem, ou guiar uma bicicleta
Pode ser capaz de atar os atacadores dos sapatos
Pode ser capaz de copiar desenhos simples e formas
Agarra o lápis como um adulto
Pinta dentro das linhas
Corta e cola formas simples
Desenvolve um aumento de coordenação
Pode subir e descer as escadas sem usar o corrimão
Come sozinho com o mínimo de ajuda

Desenvolvimento Cognitivo e Linguagem
Compreende à volta de 13000 palavras
Constrói frases com 5 a 8 palavras
Gosta de argumentar e ter razão; usa palavras como “porque”
É capaz de memorizar a morada e número de telefone
Compreende que as histórias têm um princípio, meio e fim
Gosta de criar e contar histórias
Compreende que os livros se leem da esquerda para a direita e de cima para baixo
Adora advinhas e piadas
Desenha quadros que representam animais, pessoas e objectos
Tem prazer em delinear ou copiar letras
Consegue colocar os objectos pela ordem do mais pequeno para o maior
Compreende e usa termos comparativos como grande, maior e o maior de todos
Selecciona os objetos pelo tamanho
Identifica algumas letras do alfabeto e alguns números (se ensinado)
Compreende o significado de “mais”, “menos” e “mesmo”
Conta até 10 objetos
Reconhece categorias (Estes são animais; estes são brinquedos)
Compreende o significado de antes e depois, por cima e em baixo
Brincadeiras teatrais são mais elaboradas e complexas
A sua capacidade para concentrar a atenção é agora muito significativa: consegue permanecer focado numa tarefa estruturada por 15 minutos ou mais
Tem capacidade e gosta de criar projetos (planear) – constrói edifícios, idealiza cenários e até pode desenhar antecipadamente o que vai fazer/ construir
É capaz de compreender o conceito do tempo como ontem, hoje e amanhã
Fala fluentemente; usa plurais, pronomes e formas verbais corretamente
Compreende e nomeia opostos
Reconhece algumas moedas
Consegue escrever o seu primeiro nome
Usa um discurso fluente, ainda com alguns termos infantis
Fala do passado, presente e futuro com uma boa noção do tempo
Sabe para que serve o dinheiro, alimentos ou eletrodomésticos
Compreende a relação entre os objetos e as suas funções; consegue construir frases como “O menino está a saltar à corda.”
Já é capaz de se remeter verbalmente para uma situação futura. Por exemplo “Amanhã vamos ao Zoo!”

Voltar à página inicial

Últimas Notícias via Facebook