Wishlist
Precisa de estar autenticado para usar a Wishlist.

Dos 6 aos 7 anos!

Desenvolvimento Psicomotor
Por vezes parece menos coordenado do que aos 5 anos, embora continue muito ativo
Aprende a andar de bicicleta
Sabe coordenar os movimentos respeitando o ritmo duma música ou batida
Muito interessado em subir, escalar e balançar
É capaz de experimentar atividades para além das suas capacidades
Aprende a saltar à corda
Ata os atacadores dos sapatos, sem ajuda
Melhora a coordenação olho-mão
É capaz de abotoar botões
É capaz de escrever o alfabeto, embora as letras possam não ser bonitas ou perfeitas
Geralmente sentem-se cansados depois de um dia de brincadeira/ escola e à noite podem adormecer com maior facilidade (papás aproveitem para “instalar” as rotinas de dormir). Contudo, muitas crianças nesta idade não gostam de ser acordadas de manhã e podem ficar rabugentas

Desenvolvimento Cognitivo e Linguagem
Desenvolve capacidades de raciocínio lógico. Está a caminhar para dominar o pensamento abstrato
Shifts from learning through observation and experience to learning via language and logic
Começa a desenvolver capacidades para aprender através da exposição oral (e por deduções lógicas); a aprendizagem por observação e experiência são ainda as mais presentes, mas começam a perder protagonismo
Quer tudo; tem dificuldade em fazer escolhas
Copia um losango
Distingue mão esquerda e mão direita e sabe contar os dedos
Desenha com precisão e detalhe
Desenvolve a capacidade de leitura
Pode escrever sozinho
O discurso deverá ser completamente compreensível e utilizado em contexto social (para estabelecer um diálogo)
Consegue pronunciar a maior parte dos sons da sua língua materna
Fala fluentemente e com confiança
A sua capacidade de concentração/ atenção aumenta; aqui os miúdos são muito diferentes uns dos outros e os tempos diferem muito conforme as rotinas anteriores. É importante criar ou manter rotinas de trabalho e intercalar momentos de aprendizagem, com momentos de descanso ou atividades de caráter mais motor
Capacidade de memória aumenta; é capaz de recordar canções infantis
É capaz de descrever atividades/ acontecimentos; é também capaz de recontar histórias, lembrando-se de pequenos detalhes
Distingue bem as categorias – por exemplo “Um cão é um animal”
É capaz de contar uma história partindo duma imagem, compreendendo a relação entre objectos e inferindo acontecimentos
Tem um sentido mais amplo do certo e do errado
Mostra um forte desejo de aprender
É capaz de descrever acontecimentos por ordem (princípio, meio e fim)
Deve saber o seu nome completo, morada e data de nascimento
É capaz de diferenciar entre factos e fazer de conta (invenções/ imaginação… ou mesmo algumas “mentirinhas” dos adultos)

Desenvolvimento sócio afetivo
Cresce mais independente, mas sente-se menos seguro (afinal o mundo é bem maior do que parecia há apenas algum tempo atrás!
Procura carinhos dos adultos de referência (pais, professores…)
As amizades são instáveis; pode ser pouco amável com os companheiros
Precisa de ganhar e pode mudar regras para agir de acordo com seu desejo
Pode sentir-se ofendido pela crítica, culpa ou castigo
Pode ser rígido, exigente e incapaz de se adaptar
Sabe perfeitamente que os outros podem ter sentimentos diferentes
Ancioso por experiências novas (adultos, façam o favor de estimular a minha curiosidade… e criar bons hábitos nesta matéria!)
Já é capaz de manter uma conversação; revela prazer em conversar com os amigos e familiares
Começa a mostrar mais interesse por adultos e companheiros fora da família (a família tem sempre o seu canto reservado, mas a escola abre novos horizontes!)
Avisa o que vai fazer
Mostra sinais de que é mais fácil separar-se dos pais
Começa a mostrar mais interesse em tomar conta de si próprio sem ajuda
Consegue arrumar o seu quarto e até mesmo fazer a cama (depois de ensinado, claro!)
Pode preparar a mochila da escola (mais uma rotina importante, que precisa de muita ajuda dos pais/ cuidadores)
Domina as necessidades da casa de banho (mas precisa de ajuda com o banho)
Gosta de brincadeiras construtivas e criativas com os amigos, tais como, escavações, modelos de construção, abertura de túneis na areia e outros jogos construtivos em escalas maiores.
Gosta de jogos de tabuleiro, artes e outros projetos de construção
Gosta de artes
As suas mudanças de humor são menos frequentes à medida que se tornam mais confortáveis com a sua própria identidade
Podem mostrar tendências protetoras para com os animais de estimação, irmãos mais novos e até com os pais

Voltar à página inicial

Últimas Notícias via Facebook