Wishlist
Precisa de estar autenticado para usar a Wishlist.

Miúdos e alimentação saudável - será uma tarefa impossível?

O país ficou em estado de choque com a Grande Reportagem da SIC "Somos o que comemos" (se ainda não viu, clique aqui), sobretudo com os dados demolidores que revelam o problema de saúde pública que temos em mãos: uma geração de miúdos cuja alimentação põe em risco a sua saúde física e mental.
Educar para a alimentação saudável é cada vez mais um desafio, que tem que ultrapassar o "cinzentismo" do ensinamento da roda ou da pirâmide dos alimentos. É imperativo educar para o prazer da alimentação saudável, para o prazer da descoberta dos sentidos, da diversidade que os alimentos nos apresentam e permitem... No fim de contas, por os miúdos pensar que na alimentação reside uma das suas mais importantes escolhas de vida e que há alternativas ao sabor uniforme dos alimentos processados, alternativas essas que lhes permitem optar pelo equilíbrio e pelo prazer que existe na diversidade!
Há cerca de 5 anos um grupo de empreendedores portugueses lançou-se na missão de Educar (com letra maiúscula) para a alimentação saudável e criou a Nutri Ventures. A aventura, que começou por ser uma série de desenhos animados (ver aqui), agora passou também a jogo de tabuleiro... bem interessante por sinal! O jogo é agora lançado na pimpumplay. O objetivo do "projeto" não podia ser mais simples, Educativo e cativante: ajudar os miúdos a (re)descobrir o prazer da alimentação saudável. A aventura proposta é de (re)descoberta dos reinos da alimentação saudável, duma forma bem estruturada e cativante, que nos faz esquecer o modelo tradicional dos jogos (mal) ditos "educativos" (os que apenas debitam conceitos e não proporcionam uma verdadeira experiência reflexiva aos miúdos). No jogo, começamos por ser "levados" para um mundo cinzento em que a diversidade alimentar foi destruída e onde imperam os alimentos altamente calóricos. A nossa missão é salvar este mundo reencontrando o tais "reinos" da alimentação saudável (que correspondem aos 7 grandes grupos alimentares) e reestabelecendo os princípios da alimentação saudável, que farão de novo florescer a população.
Uma mecânica de jogo simples, cativante e fácil de aprender; um jogo cheio de mensagens e desafios que os miúdos vão perceber e aprender; uma verdadeira ferramenta de formação de mentes críticas, que, queremos, sejam capazes de escolher com conhecimento. Para os adultos, esta será uma excelente forma de colocar "em cima da mesa", de forma divertida e construtiva, um dos assuntos mais complexos e desafiantes da sociedade atual, ainda que muitos de nós não estejamos ainda sensibilizados para isso!
Para conhecer o jogo visite a loja online da pimpumplay (clique aqui) ou visite-nos em Leiria! Se necessitar de mais informações, não hesite em contactar-nos: por email - cliente@pimpumplay.pt; telefone - 244 046 108 ou 913 045 401.
Boas brincadeiras... divertidas e construtivas!


Partilhe este artigo:

Últimas Notícias via Facebook