Wishlist
Precisa de estar autenticado para usar a Wishlist.

PlayCity

O Brincar sai de novo à rua


Imagine que num passeio dum qualquer espaço público relativamente movimentado, se desenhava, a giz, o tradicional “jogo da macaca” no chão. O que aconteceria? Fizemos essa experiência em Belém, quando participámos, em 2012, no festival de jogos Ludopolis, e o resultado foi surpreendente: mais de 80% das pessoas que passaram pelo jogo interagiram com ele, sendo que muitas vezes acabavam por se “juntar” pessoas que não se conheciam. Este foi o berço do play city, um projeto promovido pela pimpumplay | viver a brincar, viver a aprender, desenhado para criar possibilidades de encontro entre pessoas de diferentes idades e de promoção da saúde, do desenvolvimento e do bem-estar.
O projeto assenta na implementação de um conjunto de jogos de rua adaptados ao espaço e à cultura da comunidade local, desenhados para desafiar quem por eles passa. Psicólogos, Educadores, Psicomotricistas são unânimes a afirmar a importância do jogo e do brincar ao longo da vida, como promotor do desenvolvimento psicomotor, das competências cognitivas, da criatividade, das competências pessoais e sociais… pois então, a pimpumplay e os seus parceiros puseram mão à obra e desenvolveram o conceito playcity - a componente criativa foi desenvolvida exclusivamente pela equipa de game design da pimpumplay, mas o projeto resulta duma parceria com a Câmara Municipal de Leiria e com o apoio das tintas CIN.
A conceção dos jogos aposta num conceito e design pensados para ligar uma linha mais tradicional de jogos de rua, a dinâmicas inovadoras, mais colaborativas do que competitivas, voltadas para as pessoas e para a descoberta do espaço envolvente, física e culturalmente. As grelhas desenhadas foram pensadas para serem o mais versáteis possível – a ideia será que os utilizadores possam eles próprios criar novas dinâmicas de jogo para além das sugeridas nas placas do percurso, e que as partilhem na página de facebook do projeto - www.facebook.com/playcities. Surge assim um conjunto de jogos desenhados/ pintados no chão, ao longo do rio Lis (percurso pedestre e praças), jogos que vão desde aos mais individuais, de tabuleiro, passando por jogos de destreza motora, letras e números, e dinâmicas de grupo.
Por tudo isto, este é um projeto de baixíssimo impacto ambiental, baseado em jogos pensados para cada contexto, comunidade, com temáticas associadas à ecologia e à cultura locais – um projeto de baixo custo e com elevado retorno social.

Porquê?
O espaço público é o espaço de encontro, por excelência. É por isso imperativo dinamizá-lo, criar possibilidades; para que as pessoas criem verdadeiras experiências de fruição e não apenas de simples passagem; para que se potenciem encontros entre gentes, que partilham bem-estar e ideias; para que se descubram novas formas de relação com o espaço físico e cultural das cidades. JOGAR é uma forma de comunicação universal, que promove o encontro de culturas e gerações duma forma harmoniosa e que abre possibilidade de experiência e de comunicação e de desenvolvimento pessoal e social ímpares.

Visão
Tornar o espaço público mais interativo, capaz de captar e juntar diferentes públicos (aproximação entre gerações e culturas) e criar experiências de bem-estar e aprendizagem partilhada - design voltado mais para a fruição e para a contemplação ativa e partilhada com recurso ao jogo como linguagem universal.
Cidades ecológicas (no sentido mais lato do termo), que sejam não só capazes de pensar a relação sustentável com o meio ambiente, mas também de potenciar o encontro das suas comunidades e gentes que nela se cruzam, das suas ideias, da sua cultura) representam o futuro das sociedades desenvolvidas. playcity quer responder a estas necessidades e estar presente na moldagem dos espaços urbanos modernos, sustentáveis e promotores da participação de cada cidadão. O objetivo da marca é fazer do playcity Leiria a rampa de lançamento para projetos em espaço público, institucional ou empresarial, espalhados pelo país e pelo mundo.

Nota sobre a pimpumplay
A pimpumplay é uma marca registada dedicada à promoção do jogo e do brincar como mediadores fundamentais da aprendizagem e do desenvolvimento humano. À loja de jogos e brinquedos inovadores, disponível em www.pimpumplay.pt, ou agora na primeira loja física na cidade de Leiria, somam-se as atividades de formação (culminaram com a organização do I Seminário Brincar em Portugal, em Novembro de 2012). Em 2012 inaugurou os seus serviços de game consulting e game design, arrancando com a elaboração da componente de game design do jogo de tabuleiro Quinto Império (um jogo que ilustra a história de Portugal). 2013 marca o arranque do projeto playcity, que parte de Leiria, com a pretensão de por o mundo a brincar e a jogar mais!

Ficha técnica:
Game Design e coordenação: Francisco Lontro, pimpumplay
Design Gráfico: Paulo Gonçalves, paulo.g.goncalves@gmail.com
Logística/ implementação: Câmara Municipal de Leiria (Ana Ferreira, Carlos Ascenso, Gonçalo Lopes, João Morgadinho, José Martins, Miguel Mendes, Paulo Sousa)
Materiais: tintas CIN

Contactos:
Francisco Lontro | playcity@pimpumplay.pt | 00351 244 046 108, 00351 966 530 189

apresentação do projeto para download: http://www.slideshare.net/pimpumplay/playcity-apresentao
Siga-nos em www.facebook.com/playcities

 

Partilhe esta página:

Últimas Notícias via Facebook